domingo, 21 de fevereiro de 2010

O metro

De 1789 a 1799, a França passou por um período de muitas mudanças políticas chamado Revolução Francesa. Durante esse período, em 1790, um decreto atribuiu à Academia de Ciências a tarefa de organizar um sistema de medidas melhor e estabelecer um padrão que pudesse ser universal. Foi assim que se criou o metro: ele foi concebido como a quadragésima milionésima parte do comprimento total de um certo meridiano terrestre (uma volta ao mundo, passando pelos pólos). Foram criados também o centímetro, o milímetro dentre outras subdivisões do metro.
O sistema métrico tornou-se obrigatório na França em 1° de janeiro de 1840. No Brasil, esse sistema passou a ser obrigatório em junho de 1862.






 Algumas divisões do metro
Yoctômetro Zeptômetro Attômetro Angstrom Femtômetro Picometro Nanometro Micrometro Milímetro Centímetro Decímetro Metro Decâmetro Hectômetro Quilômetro Megametro Gigametro Terametro Petametro Exametro Zettametro Yottametro

Figura: A barra de platina-irídio utilizada como prototipo do metro de 1889 a 1960

3 comentários:

  1. Poxa vida, eu s[o sabia até o nanômetro, não fazia idéia que existiam medidas menores ainda !!

    Adriano Amaral, 2ºC

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legal isso, heim, professor! Não sabia que existiam tantas outras medidas depois dos nanometros. Mas e os Angstrons? Ou é só coisa de biologo?


    Beatriz Mitsue Takei, 3ºB

    ResponderExcluir
  3. Um Angstrom = 10 elevado a -10 do metro.
    É que eu só coloquei algumas subdivisões do metro, que na verdade não estão crescendo de 10 em 10 vezes.
    O yoctômetro é 10 elevado a -24 do metro.

    ResponderExcluir