segunda-feira, 21 de junho de 2010

Quantos quilos vocês tem?

Quilo (símbolo: k; de kilo) é um prefixo do Sistema Internacional de Unidades que indica que a unidade padrão foi multiplicada por mil.
O fato é que cada vez mais as pessoa utilizam o prefixo quilo para se referir à unidade de medida de massa quilograma. O que é, no mínimo estranho!
O quilograma (símbolo: kg) é uma unidade de medida de massa do Sistema Internacional de Unidades (SI).

E é a massa equivalente a um padrão composto por irídio e platina que está localizado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas na cidade de Sèvres, França desde 1889. Ele é um cilindro equilátero de 39 mm de altura por 39 mm de diâmetro.
Com isso, a simples pergunta que intitula esse artigo: Quantos quilos você tem? passa a ser algo sem uma resposta certa. Afinal de contas, quilos de quê?
quilocalorias? quilômetros? quilogramas?quilobyte? que aliás, é uma exceção, pois um quilobyte corresponde a 1024 bytes.
Bom, se depender do jeito que as pessoa falam, ficaremos com a resposta que a maioria delas daria: eu tenho x quilos, referindo-se a sua massa, ou peso, como dizem.
Também não adianta muito eu ficar aqui discutindo comigo mesmo, pois será bem difícil uma pessoa pedir um quilograma de carne no açougue.
Mas insisto no fato de que é muito estranho pedir um quilo de carne. O que é um quilo de carne? mil pedaços de carne? Não sei.
E prefiro não responder quantos quilos tenho.


sábado, 5 de junho de 2010

Não tire Zero, ou tire o Zero?

Zero (0, ou valor nulo—sem representação nos números romanos) é o número que precede o inteiro positivo um, e todos os números estritamente positivos, e sucessor do um negativo (−1), e todos os números estritamente negativos. Ele é definido como a cardinalidade de um conjunto vazio, e o elemento neutro na adição e absorvente na multiplicação.


Muita gente insiste, de forma equivocada, em dizer que o número zero é neutro. Na verdade ele é um número NULO, sendo elemento neutro apenas na adição.

Um número é elemento neutro de certa operação quando ele não altera o valor de qualquer que seja o outro número envolvido nessa operação. Por exemplo: a + 0 = 0 + a = a, ou seja, o número real a não foi alterado quando adicionado por zero e nem quando adicionado ao zero, então o número zero é elemento neutro da adição.

Mas isso não faz com que o número zero seja considerado um número neutro, afinal de contas, sequer existe um número que seja considerado neutro.

Devemos tomar bastante cuidado ao classificar o número zero.

• Para dizer se ele é par ou ímpar, por exemplo, basta verificar a definição de número par: Seja k um número inteiro, todo número da forma 2k é par. Como ZERO pode ser escrito nessa forma para k = 0, O número zero é par.

• E, quando se precisa classificá-lo em positivo ou negativo, aí a coisa complica. O zero é negativo e também é positivo. O que ele não é, é estritamete positivo e nem estritamente negativo, nesse caso podemos dizer que O número zero é nulo.

Portanto, podemos parar de inventar classificações para o número zero e dizer apenas que ele é nulo e par.

Assim, não será preciso tirar o zero e ninguém tirará zero.